quarta-feira, 29 de abril de 2015

Resgatando os valores perdidos no lar

Resgatando os valores perdidos no lar

Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido”.  Lc 15:8-9
Jesus utiliza esta ilustração de um fato natural para refletir uma verdade espiritual. Neste caso, as três parábolas contadas neste capítulo fala de algo que se perde e é reencontrado. Jesus falou sobre uma perda que aconteceu dentro de casa e quero fazer uma aplicação espiritual para os nossos lares.

UMA PERDA SEMPRE SERÁ GRANDE, NÃO IMPORTA O UNIVERSO EM QUE ELA ESTEJA INSERIDA.
Muitos acham que para sofrer perdas em seus lares é necessário muita interferência ou pecados externos, mas digo que não. Quando pensamos na moeda em si, imaginamos algo fácil de se perder e permanecer escondido em algum canto da casa. Quem já perdeu algo em casa? O termo ”moeda” não nos faz perceber a dimensão da perda e na verdade, tratava-se de um décimo de tudo que aquela mulher tinha, vale bem mais do que o que se aparenta.
Aquela mulher poderia ter se conformado com a perda, afinal, ela ainda tinha nove daquelas guardadas em segurança, muitas vezes nós somos descuidados em guardar os tesouros que temos e quando os perdemos somos vagarosos demais e até desanimados para procurar o que se perdeu. Conformamo-nos facilmente com a perda, desistimos muito fácil. 

O Processo de recuperação :

1º. Temos que acender a candeia
Não há como procurar algo no escuro é necessário trazer a luz e expor o que está oculto e somente através da ação reveladora do Espírito Santo iremos conseguir fazer isso. Esta é a decisão mais importante. O envolvimento sério com Jesus muda a nossa história, nossa vida, nossa casa, e isto é básico para encontrarmos a dracma perdida.

2º. Varrendo a casa
Aquela casa necessitava de limpeza, a sujeita daquela casa escondeu uma moeda. Quando a sujeira entra, encobre e esconde de nós aquilo que temos perdido e se quisermos reencontrar temos que tomar atitudes, precisamos nos livrar da sujeira que entrou. Na Verdade muitos não acham nada, porque não estão procurando. Decida agora mesmo salvar ou melhorar o seu lar.

3º. Procurando com Diligência
A mulher  empreendeu uma busca diligente, dedicada. Ela nos inspira a sermos dispostos, dedicados, a  buscarmos o concerto. Deus não dá nada para quem não valoriza, se queremos restauração em nossa vida, em nosso casamento, nos relacionamentos, temos que nos empenhar.

4º. Até Encontrar
A mulher não foi apenas diligente, ela foi perseverante. Ela não se distraiu durante o processo. Enquanto a diligência tem a ver com a “qualidade” da busca, a perseverança tem a ver com a “duração” da busca. É comum falarmos de alcançar a nossa herança em Deus por meio da fé, é claro que sem fé é impossível agradar a Deus, mas há algo que acompanha a fé e que normalmente não percebemos o quanto tem a ver com o possuir a herança: a Perseverança.
“Para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela perseverança, herdam as promessas” (Hb 6:12)
Precisamos desta firmeza na busca da restauração dos valores perdidos no lar. A família tem um lugar muito especial no coração de Deus, e Ele deseja que vivamos o seu melhor, inclusive nesta área.
As três parábolas de Lucas 15 nos mostram que não devemos nos conformar com as perdas. É hora de empenho, de dedicação, de determinação nesta  restauração.

5º. Alegria Pública
Assim que reencontrou o que havia perdido, a mulher reuniu suas amigas e vizinhas para se alegrarem. O testemunho de restauração sempre animará outras pessoas, especialmente aquelas que estão iniciando a sua busca. Tudo o que Deus nos dá deve ser dividido com outros.
Aqui, vemos alegria no lugar onde mais precisamos vê-la, transbordando em casa. Quando a alegria é presente em casa tudo vai bem, saímos em paz para o trabalho, para escola, para igreja.... e logo queremos voltar para a nossa casa.

Exemplos de dracmas perdidas em casa
-Considerar o valor do outro – ouvir com atenção – participar dos sonhos do outro – carinho – elogios- prazer em estar junto – presentear – tempo com a família – primeiro amor- perdão - atenção - respeito......



Ministério Bem Casados

Nenhum comentário:

Postar um comentário